sexta-feira, abril 19, 2024

Prémio para alunos de Religião e Moral “é prova de que a disciplina é importante”

Filme sobre o bullying arrecadou o segundo prêmio do projeto “eTwinning”, que junta escolas de França, Portugal, Itália, Polônia e Ucrânia.

Alunos premiados em Miranda do Corvo. Foto: Liliana Carona/RR

“Short Girl” (traduzido à letra, “rapariga pequena”) é impedida de brincar por causa da sua estatura. A situação é descrita num vídeo de pouco mais de quatro minutos, que contribuiu para que os alunos de Religião e Moral da Escola Dr. Ferrer Correia, em Miranda do Corvo, pudessem alcançar o segundo prémio num projeto europeu.

Luís Gonçalves tem 39 anos e leciona há 14 a disciplina de Edução Moral e Religiosa. Tem 15 turmas sob a sua responsabilidade e três delas, do 5º e 6º ano, participaram no projecto “eTwinning”.

“Foi um projeto colaborativo com cinco escolas, França, Portugal, Itália, Polónia e Ucrânia e durante um ano letivo trabalhámos entre os professores europeus onde, desde há quatro anos, se debate o tema do bullying nas escolas, como identificar e como reagir a uma situação de bullying”, esclarece o professor.

O docente trabalhou com os seus alunos no Projeto “Take care of me – Take care of you”.

“A ideia era sempre fazer tarefas colaborativas como a criação de bandas desenhada e filmes com situações concretas de bullying, em que eram dados exemplos tais como impedir uma criança de brincar por ser mais baixa, e depois o aluno teve que pedir desculpa”, conta à Renascença.