sexta-feira, outubro 18, 2024

Tráfico de drogas leva à suspensão de aulas em 22 escolas de Salvador.

A guerra do tráfico em diversos bairros de Salvador tem impactado diretamente o funcionamento das escolas municipais na região. De acordo com informações do jornal Correio*, até o momento, 22 escolas já tiveram que suspender as aulas por um ou dois dias.

Mais de 7 mil alunos foram afetados por essa situação, considerando o período entre fevereiro e 29 de maio. Em uma escola localizada no bairro de Vila Verde, a situação foi ainda mais grave, com a instituição fechada por 15 dias consecutivos.

O calendário letivo também foi interrompido devido a arrombamentos, totalizando seis ocorrências. Além disso, pelo menos dois colégios estaduais precisaram manter seus portões fechados por questões de segurança.

A maioria dos casos está concentrada na região do Subúrbio e está relacionada à guerra entre as facções criminosas. No bairro de Vila Verde, por exemplo, os confrontos entre o Bonde do Maluco (BDM) e o Comando Vermelho (CV) têm se intensificado.

Segundo levantamento do Correio*, a Escola Municipal Laura Sales de Almeida ficou fechada por dois dias em abril (11 e 26) e por 15 dias em maio (3, 7, 8, 14 a 17, 20 a 24, 27, 28 e 29).

Os pais dos alunos relatam que os profissionais, incluindo os professores, não se sentem seguros para retornar ao trabalho. Além disso, a violência deixou marcas visíveis na fachada da escola e no muro, com inúmeras pichações das duas facções, em alguns casos sobrepostas uma à outra.

EscolasPolítica